CI

Melancia: início da colheita ocorre com baixa umidade

Duas semanas sem chuva afetam produção de melancia


Foto: Canva

O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (4) aponta que o cultivo de melancia apresenta avanços distintos no Estado. Na região administrativa de Pelotas, o plantio “segue, chegando a 85% do previsto em Rio Grande”, enquanto em Capão do Leão a etapa “está encerrada”.

Em Soledade, a cultura entrou no início da colheita dos primeiros frutos, ainda em volume reduzido. A expectativa é de que a atividade ganhe ritmo na segunda quinzena de dezembro. A Emater destaca que a ausência de chuvas por duas semanas preocupa os produtores. O boletim menciona que “já há sintomas de déficit hídrico nas lavouras, mas pouco visíveis”, o que tem provocado atraso no crescimento e redução no tamanho dos frutos.

O informativo também ressalta que mais da metade da área destinada à produção de melancia na região não conta com sistemas de irrigação, o que intensifica os efeitos da baixa umidade do solo e o estresse das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7